SIGA-NOS
Formulário de Contato

Código de conduta

Código de conduta da Onibustodo

valores.png

Os Valores da ONIBUSTODO são a base sobre a qual esta empresa foi construída e continua a prosperar. É importante que cada um de nós entendamos e vivamos os Valores da ONIBUSTODO — eles orientam nossas interações com os clientes, fornecedores, colegas de trabalho.

Somos uma empresa com operações á nível Nacional. Em todas as nossas operações, os Valores da ONIBUSTODO e a nossa integridade continuam sendo nosso norte. Sempre lutamos para melhorar nosso desempenho e agregar valores, são esses objetivos que são decisivos para o nosso crescimento. Embora atingir metas financeiras e operacionais sejam muito importantes, devemos sempre lutar para alcançar tais objetivos de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis e de acordo com os nossos Valores.

Todos os dias, cada um de nós toma decisões de negócios – algumas muito simples, outras muito mais complexas. Independentemente da situação, devemos sempre agir com base nos mais altos princípios éticos, nunca comprometendo os Valores da ONIBUSTODO.

Programa de Ética e de Conduta da Onibustodo

etica.png

Linha Direta de Conduta Ética Além dos canais convencionais de comunicação e dos recursos de ajuda disponíveis.
A Linha Direta de Conduta Ética é um meio simples para qualquer funcionário reportar preocupações sobre atividades empresariais ou do local de trabalho, as quais talvez não estejam alinhadas aos Valores da ONIBUSTDO. Ou para expor dúvidas, caso algum esclarecimento ou aconselhamento, seja necessário. Responsabilidade e ações A obediência às leis locais, bem como aos Valores, políticas e procedimentos da ONIBUSTODO, é obrigatória. Essas normas existem para proteger funcionários, clientes, fornecedores e a própria empresa contra condutas impróprias.

Como comunicar situações preocupantes

equipe.png

Todos os funcionários da ONIBUSTODO têm o direito de fazer perguntas ou expressar preocupações sobre comportamentos no local de trabalho. Em caso de dúvida, pergunte. Muitas transgressões ao Código de Ética ocorrem por falta de informação ou de entendimento dos princípios, ou por que as pessoas simplesmente querem “resolver” uma situação -- e não por falha de caráter ou desonestidade. Os funcionários que, de boa fé, buscarem aconselhamento, apontarem situações preocupantes ou reportarem comportamentos impróprios estarão cumprindo seu dever.

Ações resultantes
A ONIBUSTODO não tolerará atos de quem quer que seja, em qualquer nível da empresa, contra pessoas que estejam cumprindo seu dever. A ONIBUSTODO não aceita que qualquer pessoa de seu quadro funcional tome qualquer tipo de atitude contra um funcionário que, de boa fé, comunique uma preocupação. Medidas disciplinares, inclusive demissão, podem ser adotadas contra funcionários que desobedeçam as práticas de ética empresarial da ONIBUSTODO ou que, conscientemente, forneçam informações falsas. Espera-se que os funcionários sejam cooperativos em casos em que a empresa decida investigar alegações de má conduta ética e empresarial.
O sucesso de toda e qualquer empresa depende de sua reputação. A ONIBUSTODO conta com seus funcionários, parceiros de negócios e processos para, consistentemente, fazer o que é correto, da maneira adequada, preservando assim sua boa reputação.

A visão da ONIBUSTODO é a de ser a melhor em tudo o que faz. Como alicerce desse objetivo, praticamos sempre nossos Valores, em cada operação e em cada ação que realizamos. Faça o que é correto Pratique os Valores, políticas e procedimentos corporativos. Obedeça a todas as leis, em todos os locais em que atuamos. Faça o que é correto e de forma adequada Comporte-se eticamente, cumprindo os mais altos padrões de conduta profissional. Cumpra as políticas e os procedimentos da ONIBUSTODO. Não deixe de relatar situações que lhe pareçam duvidosas.

Os funcionários e os parceiros comerciais da ONIBUSTODO devem estar pessoalmente interessados e comprometidos em proteger a reputação da empresa, da seguinte maneira: Entender o que é o comportamento profissional correto. Todos os funcionários devem conhecer os Valores, as políticas e os procedimentos, bem como os princípios legais que orientam a conduta de trabalho. Se uma pessoa não souber como agir em determinada situação, deverá pedir ajuda antes de tomar qualquer atitude. Respeitar as pessoas e a lei no local de trabalho.
Funcionários, fornecedores, clientes e contratados devem comportar-se de maneira ética e de acordo com a lei ao interagir com a ONIBUSTODO ou atuar em seu nome. Questionar e reportar atividades que pareçam infringir os Valores da ONIBUSTODO. Todos os funcionários devem questionar, apontar situações preocupantes e reportar atos possivelmente desonestos ou antiéticos da empresa ou de seus funcionários, representantes ou clientes, ou ainda de clientes e fornecedores.

ONIBUSTODO é uma empresa compromissada com seus Valores. Os Valores proporcionam a estrutura comum de nossas decisões, atos e comportamentos. Eles são nossa linguagem universal, transcendendo questões culturais e geográficas. Para assegurar este compromisso com nossos Valores, precisamos adotar os mais altos padrões de comportamento empresarial, em todos os aspectos relacionados à nossa vida profissional e em todas as regiões.
Integridade: O alicerce da ONIBUSTODO é a nossa integridade. Somos abertos, honestos e confiáveis no relacionamento com nossos clientes, fornecedores, colegas, acionistas e com as comunidades onde atuamos. Meio ambiente, Saúde e Segurança Trabalhamos com segurança, de modo a proteger e promover a saúde e o bem-estar das pessoas e do meio ambiente.

Cliente: Contribuímos para o sucesso de nossos clientes mediante a criação de valor excepcional por meio de soluções inovadoras em produtos e serviços.

Excelência: Buscamos incessantemente a excelência em tudo o que fazemos, todos os dias.

Pessoas: Trabalhamos em um ambiente que promove a inclusão e acolhe as mudanças, novas ideias, respeito pelo indivíduo e igual oportunidade de sucesso para todos.

Lucratividade: Geramos retornos financeiros substanciais, que permitem crescimento rentável, sustentável e que resulta em significativo valor agregado.

Responsabilidade: Somos responsáveis – individual e coletivamente – por nosso comportamento, bem como por nossas ações e resultados.

Conduta de cada pessoa e de outros funcionários A base de nossos Valores são a dignidade e o respeito mútuo. Esses são os Valores que impulsionam nossa empresa.
Responsabilidade da gerência

Na ONIBUSTODO a todas as pessoas em posição de liderança devem mostrar, por meio de seus atos, que estão comprometidas com os Valores da empresa. Devem também contribuir para a criação de um ambiente em que o cumprimento dos padrões de conduta seja uma expectativa factível e o comportamento ético, uma norma. Todos os funcionários da ONIBUSTODO devem respeitar os Valores e os princípios da empresa. Ninguém deve pedir a um funcionário da ONIBUSTODO que ele transgrida a lei ou que desrespeite Valores, políticas e procedimentos da empresa.

Saúde e Segurança
(Referência: Política para Assuntos de Meio Ambiente, Saúde e Segurança)

A ONIBUSTODO não colocará em risco a saúde ou a segurança no local de trabalho, para obter lucro ou aumento de produção. Cada unidade empresarial da ONIBUSTODO tem como objetivo propiciar e preservar a segurança do local de trabalho. As regras e os procedimentos estabelecidos devem ser compulsoriamente obedecidos nos locais de trabalho. É dever de todos executar o trabalho que cabe a cada um, respeitando sempre essas regras de saúde e segurança, e comunicando imediatamente qualquer situação preocupante, incidente ou desrespeito às normas de segurança. É proibido usar, portar ou transferir drogas ilegais dentro das instalações da empresa. Não é permitido trabalhar sob o efeito de álcool ou de drogas ilegais. Não é permitido o uso indevido de medicamentos no local de trabalho. A ONIBUSTODO não permitirá que alguém trabalhe sob efeito de medicamentos que possam criar condições inseguras. Os funcionários estão proibidos de agir com violência ou de fazer ameaças, como também não estão autorizados a portar ou usar armas no local de trabalho.
Respeito e tratamento justo
(Referência: Cumprimento de Leis e Políticas de Ação Positiva e Oportunidades Iguais de Emprego)

A ONIBUSTODO oferece oportunidades iguais de emprego a todas as pessoas, independentemente de raça, religião, cor, nacionalidade, idade, sexo, deficiência física, condição de veterano de guerra, orientação sexual ou qualquer outro fator. Este tratamento justo aplica-se a todas as fases do vínculo empregatício, incluindo: contratação, distribuição de responsabilidades, promoção e demissão de funcionários oportunidades de crescimento e desenvolvimento reconhecimento de sucessos. Nossos Valores, honestidade e comportamentos não se limitam às nossas ações nem terminam na nossa porta. Esperamos a mesma postura de nossos fornecedores, clientes e de todos os que se relacionem conosco.
Conflito de interesses
(Referência: Políticas de Conduta Empresarial)

As decisões empresariais devem se basear em opiniões isentas de interesse ou ganho pessoal. Um conflito de interesses pode ocorrer quando objetivos pessoais interferem na avaliação e na objetividade de um funcionário, ou em sua lealdade à ONIBUSTODO. Evite situações que criem ou pareçam criar conflitos. Os funcionários da ONIBUSTODO não estão autorizados a representar a empresa em acordos que resultem em benefício financeiro próprio, de familiares ou de amigos. Os funcionários estão proibidos de tomar qualquer medida que resulte em benefício pessoal próprio, de parentes ou de amigos. Os funcionários devem informar o departamento jurídico da ONIBUSTODO sobre qualquer situação que pareça criar um conflito de interesses.
Uso adequado
(Referência: Políticas de Conduta Empresarial)

Nenhum pagamento ou recebimento, seja em recursos financeiros, propriedades, serviços ou qualquer outra coisa de valor poderá ser feito se a finalidade disso não estiver amparada por lei ou se a finalidade for diferente daquela descrita na documentação da transação.
Presentes e Entretenimento
(Referência: Políticas de Conduta Empresarial)

Em muitos setores e países, a oferta de presentes e entretenimento é prática comum, utilizada para reforçar os laços comerciais. A postura da ONIBUSTODO, em todo o mundo, é clara: é proibido aceitar ou dar presentes, favores e atividades de entretenimento, sempre que isto implique obrigação da parte presenteada. Presentes em dinheiro ou equivalentes são proibidos em todas as circunstâncias. Pontos fundamentais evite conflitos de interesse e identifique situações em que tais conflitos possam ocorrer. Não aceite nem dê presentes, favores ou ofertas de entretenimento se isto for ilegal ou criar a impressão de “obrigar” a pessoa que os recebe. Utilize e forneça apenas produtos e serviços confiáveis e que não apresentem riscos. Respeite nossos concorrentes e não utilize práticas desleais de negócios para prejudicar a concorrência. Não discuta, com os concorrentes, assuntos como preço, mercado, produto, níveis de produção e de estoque, seja em uma conversa formal ou informal. Reúna, proteja e utilize, de maneira adequada, todas as informações sobre concorrentes, fornecedores e clientes. Comercialize nossos produtos e serviços de maneira honesta e justa.